Sobre o Curso

ÁREA
Mecatrônica

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL "SENAI/VOLKSWAGEN"
Via Anchieta Km 23,5 S/N - Demarchi | São Bernardo do Campo CEP: 09823-901

TELEFONE
11 4347-3086

E-MAIL
senaivolkswagen@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura tem por objetivo o desenvolvimento e a especialização de capacidades relacionadas à coleta de informações, planejamento e auxílio na concepção de sistemas automatizados, bem como a sua integração a processos de manufatura de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança no trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Médio.
Ter concluído o Ensino Médio; Ter idade mínima de 18 anos completos; Ter concluído o curso de habilitação técnica em: Mecatrônica; Eletrônica; Mecânica ou Automação Industrial; Ter sido aprovado em processo de seleção; Apresentar declaração de empresa que possua processos automatizados de manufatura e que se comprometa a permitir que o aluno execute atividades inerentes ao curso em suas instalações durante o período que este perdurar. ;

turmas disponíveis

Programação do Curso


Unidade Curricular: Automação, Robótica e Controle - 480 horas
Segurança em instalações; Dimensionamento de condutores elétricos; Dimensionamento da proteção de sistemas de baixa tensão; Transformadores em baixa tensão; Motores elétricos; Componentes da eletrônica de potência; Sistema de partida de motores elétricos de indução; Controladores lógicos programáveis; Documentação; Painéis de comando; Sistemas supervisório e IHM; Compatibilidade eletromagnética; Sensores e atuadores; Documentação ? As built; Tecnologia de controle; Robótica.


Unidade Curricular: - Montagem de Sistemas Mecânicos - 280 horas
Elementos de máquinas; Ajustagem mecânica; Operações mecânicas manuais; Usinagem em máquinas convencionais; Usinagem em máquinas CNC; Lubrificantes e refrigerantes; Conjuntos mecânicos; Acabamento de superfície; Circuitos pneumáticos e hidráulicos; Desenho técnico mecânico.


Unidade Curricular: Cidadania e Sociedade - 40 horas
História política do Brasil; Estrutura do Estado Brasileiro; Ética e cidadania; Direitos humanos; Direitos trabalhistas; Sustentabilidade e meio ambiente.

Unidade Curricular: Comissionamento de Sistemas Automatizados de Manufatura - 800 horas
Usinagem; Processos de união; Classes de proteção de áreas e equipamentos; Técnicas de comissionamento; Monitoramento de sistemas de manufatura; Medição e verificação de sistemas de acionamento; Manutenção; Transporte de materiais e equipamentos; Sistemas de controle; Documentação.